História da Educação

IMPORTÃNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A História é o resultado da necessidade humana de reedificar o passado através das narrativas e interpretações dos acontecimentos considerados relevantes ocorridos de forma diacrônica.

Se somos seres históricos, nada escapa à dimensão do tempo, haja vista que este é a direção da vida. Contudo, a concepção de historicidade não foi a mesma ao longo da história. Ao contrário, inúmeros foram modos de compreender o ser humano no tempo e, portanto, a sua história.

A preservação da memória não foi a mesma na linha do tempo. Ela variou também consoante à cultura (povos tribais, Grécia Antiga, Idade Média, Renascimento, Modernidade, Pós-modernidade...). No cenário atual continuam as discussões metodológicas acerca do estudo histórico, o que nos leva a reconhecer que "mais importante do que saber O QUE o historiador estuda, é indagar-se COMO ele o estuda", uma vez que o processo hermenêutico depende da filosofia da história empregada.

Neste laço, ao estudarmos "História", mister se faz atentar para que a diversidade metodológica não seja entendida como fragilidade da história como ciência, mas como esforço para definir caminhos de investigação rigorosa. Outrossim, é de bom alvitre conhecer a orientação epistemológica em que se fundamenta o pesquisador, para melhor compreender a interpretação das fontes consultadas e para que possamos nos posicionar criticamente.

Partindo do pressuposto de que a educação só pode ser compreendida em determinado contexto histórico, torna-se evidente a atenção aos novos rumos a serem tomados, porém embasados nos alicerces trazidos pelas experiências pretéritas. Para o futuro da educação, urge a construção de uma escola única, onde haja unidade entre o trabalho intelectual e manual (saber e fazer), integração da escola à comunidade e seja ela adequada à formação dos profissionais da educação (professores, pedagogos, historiadores da educação, cientistas e filósofos da educação, etc).

A história nos aponta diversos problemas relativos à educação: a falta de políticas públicas, o fracasso escolar, os baixo salários e más condições de trabalho dos professores e a péssima formação inicial e contínua, todos são obstáculos a serem resolvidos no século XXI.

Cumpre-se obtemperar que para começar a resolvê-los é preciso formar melhor os docentes, pois "não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem inovação pedagógica, sem uma adequada formação de professores".
Pelo exposto, infere-se que o estudo da história sobreleva-se para que não fiquemos sujeitos aos mesmos erros do passado, para que transformemos nossas ações e modifiquemos nossas práticas. Daí a relevância de se conhecer bem a História, posto que o seu conhecimento possibilita a utilização dos meios apropriados às mudanças educacionais efetivamente realizáveis.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.  História da Educação e da Pedagogia. 3ª edição, São Paulo: Moderna, 2006.

PEREIRA, Mary Sue Carvalho & RAULINO, Luis eduardo Granato. Caderno de Estudo: História da Educação. AVM (Instituto A Vez do Mestre), Rio de Janeiro, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário